sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Obesidade adoece criaas e adultos

8 de agosto de 2011
Obesidade adoece criaas e adultos Hipertensão, diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos, vasculares e nas articulações, câncer, infertilidade e depressão, entre outras doenças, freqüentemente estão relacionadas ao excesso de peso – uma condição que já alcaa mais da metade da população do planeta, independente da idade. Educação ajuda a resolver o problema e prevenir esse mal.
Que atire a primeira pedra aquele que nunca levou seus filhos a uma lanchonete; que não freqüenta pizzarias com a família ou amigos; que nunca sucumbiu à tentação de uma sobremesa cheia de chocolate ou outras doces calorias;
que chega no self-service foge das saladas; e que não sai da padaria (especialmente aos domingos) carregando um monte de guloseimas, quando ia apenas “comprar pão”.
Se vocês, amigos leitores, se identificaram com alguma dessas situações, saibam que não estão sozinhos, pelo contrário. Há milhares como vocês, no Brasil e no mundo. Mas que isso não lhes sirva de consolo. Infelizmente, segundo especialistas, estes (maus) hábitos, juntamente com o sedentarismo, entre outros, estão no seio das famílias e na base do que vem se tornando um dos mais graves problemas de saúde pública mundial: o sobrepeso e a sua prima-irmã, a obesidade – inclusive em sua forma mais perigosa, a obesidade mórbida.
Levantamentos sobre a quantidade de pessoas com sobrepeso ou obesas (ver box) foram e são feitos no país por diferentes instituições. Em todos, porém, os números são alarmantes. A última estatística apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2004, mostrou que 38,8 milhões de brasileiros estavam com excesso de peso. Isto correspondia a 40,6% da população adulta. Destes, 10,5 milhões possuíam um índice de massa corporal (IMC) acima de 25, sendo considerados obesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

..::XAT DE BATE PAPO::..